quarta-feira, 8 de abril de 2009
Urubus nos céus e ruas santarenas
Santarém - Lixo a margem na Rodovia Fernando Guilhon é um atrativo para o animal que oferece perigo tanto na terra como no ar.
Sujeira no solo, perigo nos ares. Pode não parecer, mas os urubus, tão conhecidos em Santarém, e aparentemente inofensivos começam a representar risco para a aviação na cidade. O lixo acumulado na área próxima ao Aeroporto Wilson Fonseca têm funcionado como um chamariz e causa preocupação.
Segundo Edinelson Batista, gerente de navegação da Infraero, a colisão de uma ave com um avião pousando ou decolando pode causar sérios danos.
A ocupação desordenada de áreas vizinhas a Aeroportos causa prejuízos e transtornos.
Uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente proíbe qualquer atividade num raio de 20 quilômetros no entorno dos locais de pouso e decolagem de aviões, no entanto, em Santarém a realidade é outra. Dezenas de comunidades estão na ‘área de segurança’ e desconhecem os riscos de invadirem esse território.
Nesses locais a coleta de lixo é ineficiente. Em decorrência disso os resíduos domiciliares acabam indo para em um lixão a céu aberto.
Exemplo disso acontece na localidade de Santa Maria. Lá os entulhos são despejados em uma área afastada.
No ramal que leva ao local é possível encontrar todo tipo de material, de lixo hospitalar a animais mortos.
Assim como nas 16 comunidades que fazem parte do Assentamento Eixo Forte, boa parte do lixo encontrado nesses lugares é produzido pelos motoristas que trafegam pela Rodovia Fernando Guilhon.
O ramal de Santa Maria também é um dos principais acessos a Praia do Juá, um dos balneários mais bonitos de Santarém. A falta de conscientização e respeito ao Meio Ambiente faz que com o trajeto que deveria ser algo atrativo se transforme em algo desconfortável.
Enquanto não há uma mudança de atitude o jeito é aturar a companhia dos urubus.
Dannie Oliveira com informações de Wal Nascimento
Fonte: www.notapajos.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta postagem... Obrigado por visitar o BLOG DA HORA.COM